Crianças do Projeto Nova Canaã

Nossa história


A Fazenda

A Associação Beneficente Projeto Nordeste começou a ser idealizada no final dos anos 90, após a veiculação de reportagem jornalística em rede nacional de televisão, que evidenciava a grave crise socioeconômica que atingia municípios sertanejos por conta da escassez e irregularidade de chuvas. A seca daquele ano deixou um rastro de pobreza e desespero para centenas de famílias. Algumas dessas histórias foram contadas naquela matéria e chamaram a atenção de um grupo de pessoas.

Esse grupo, encabeçado pelo Bp. Edir Macêdo se mobilizou e buscaram alternativas. Entre elas a gravação de um CD pelo Bp. Marcelo Crivela, cuja a venda foi revertida para a compra da fazenda onde foi construída a sede da entidade, na época conhecida como Fazenda Nova Canaã.

Os planos iniciais eram de construir uma comunidade agrícola autossustentável, dentro do modelo dos Kibutz israelenses e assim começaram as irrigações e demais atividades. Mas a escassez de água trouxe um novo norte para as ações do grupo, que perceberam que para alcançar uma verdadeira transformação social seria necessário investir nas famílias, em especial na educação das crianças. Sendo assim implantado o Programa de Educação Integral.

A escola do Projeto beneficia mais de 600 crianças e adolecentes, oferecendo turmas  da educação infantil até o ensino médio. Os alunos atendidos recebem ensino em tempo integral,  alimentação (04 refeições diárias), transporte escolar, material didático e acompanhamento médico e odontológico.

Ao longo do tempo, o Projeto Nova Canaã foi  ampliando sua atuação, a fim de se tornar mais efetivo. Fortalecendo o trabalho com às famílias atendidas, através de acompanhamento social.

São 16 anos construindo uma história de esperança e trabalho árduo!